quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comunicação e clima organizacionais


Para comunicar-se, o emissor precisa codificar sua mensagem de maneira que o receptor consiga entendê-la (decodificá-la). Por isso vemos em propagandas e anúncios publicitários as mais variadas formas de “dizer” o que se pretende comunicar, pois anunciantes querem atingir um público específico. Para isso buscam usar o melhor meio para atingir aquele público, com a linguagem certa e com o código adequado.

A comunicação organizacional pode usar os mesmos princípios, se beneficiando da ideia de tratar funcionários e equipes como público-alvo e assim traçar o perfil desse público para comunicar-se de maneira mais eficiente. Entretanto, ao meu ver, a comunicação organizacional é mais complicada, pois além de envolver feedbacks, ela influencia – e molda – o relacionamento dos funcionários e o clima organizacional.

Se o emissor for um gerente e codificar sua mensagem de maneira ríspida e desagradável, ao criticar o trabalho do receptor, o impacto no relacionamento poderá ser negativo, pois o receptor pode não tomar coragem para dar um feedback acerca do caso, e passar a tomar atitudes mais defensivas dali em diante. Por outro lado, se o gerente codificar sua mensagem como uma crítica construtiva, o receptor poderá aceitá-la de maneira positiva, sentindo-se com maior liberdade de tomar atitudes proativas. Quero dizer com isso que o impacto da mensagem não é somente naquele momento de comunicação, mas sim, no relacionamento entre os dois funcionários, nas atitudes por parte dos envolvidos e, por fim, no clima organizacional.

No caso de existir um relacionamento muito ruim entre dois funcionários, que não encoraje sequer um feedback acerca da necessidade de se trabalhar melhor o envolvimento dos funcionários e as atitudes de cada um da equipe, o relacionamento vai se tornar burocrático e existir apenas por imposição trabalhista, além de se tornar muito complexo do ponto de vista gerencial. Nesse caso, creio que a melhor solução pode ser conseguida com terapia de casais aplicada ao ambiente de trabalho. E com o estresse da competitividade do mercado atualmente, não vou me surpreender se, no futuro, encontrar psicólogos especialistas em terapia para equipes de trabalho.

Para obter um resultado favorável no processo comunicativo, o comunicador deve ter a percepção do clima organizacional. do melhor meio, e código mais adequado para lidar com o receptor em questão. Além disso, mesmo não sendo o gerente, deve tomar a liberdade de expôr na mensagem tudo o que achar necessário para que esta seja entendida e utilizada da melhor maneira possível, tanto sobre o ponto de vista técnico ou do processo em que se trabalha, como também do melhor impacto no clima organizacional e no relacionamento.

Fontes:


Um comentário:

  1. Oi Márcio, bacana teu texto, e bem funcional também para expor o conteúdo numa situação de sala de aula! Parabéns! Fará parte dos meus planos de aula, com certeza. No ensino médio é sempre bom que os textos abordem os temas de forma mais prática e voltada para uma realidade profissional, como mencionaste. E continue postando, com o tempo, atualizar o blog passa a ser uma terapia!
    Abraços
    Fabi

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