domingo, 14 de abril de 2019

Marketing Digital com Email Marketing

Qualquer negócio precisa de divulgação, e a ideia é formatar uma proposta de divulgação que atinja o público desejado e faça valer a pena cada centavo investido. Com a influência das mídias sociais na vida das pessoas, esse canal é agora o mais usado para divulgação de negócios, dos grandes aos pequenos. E principalmente pelos pequenos, que podem usar o Email Marketing.

A grande vantagem do Email Marketing, além de acessível e efetivo, é que ele pode conseguir interação com a audiência, captando informações comportamentais de cada usuário. O usuário que informou o próprio email para a listagem espera alguma coisa relevante, que seja do interesse dele, e se não render nenhum negócio com os emails enviados, ele ao menos terá que deletar o email para tirar da caixa, e isso já é um dado a ser observado.

O conteúdo pode variar desde promoções e descontos em algum produto, passando por informar sobre algo novo e até a revisar notícias e postagens sobre o assunto em questão. Costumeiramente, uma abordagem diversificada costuma trazer mais resultados, mas lembre-se que o assunto que gerou o interesse inicial precisa estar sempre em voga. Os meios digitais oferecem a capacidade de criar um "marketing personalizado", por isso o mapeamento do comportamento de cada cliente pode trazer dados que os diferenciem (mesmo que originalmente tenham se interessado pelo mesmo assunto). Existem softwares que podem mapear esse comportamento e ajudar a gerenciar diferentes listas de emails, agrupando os usuários por subgrupos de interesse ou padrões de comportamento. Com softwares é possível também gerar emails automáticos de resposta, indicando um caminho ao usuário ou marcando um comportamento desejável, no intuito de fortalecer o relacionamento.

Outro ponto importante é o momento de enviar emails. Isso depende do objetivo que o email possui, por exemplo, um email de "boas-vindas" deve ser enviado logo após o usuário se cadastrar na lista, bem como um email de confirmação de compra de um produto no site.

Além disso tudo, é importante também cuidar de pequenos detalhes. Algumas dicas de boas práticas: escrever uma mensagem simples e direta, com parágrafos curtos; incluir um botão CTA clicável sempre que possível; trabalhe agressivamente a construção de sua lista de emails, oferecendo benefícios a quem se inscreve; abra e mantenha um canal de comunicação (como resposta no email, ou um email de contato/chat etc.); ofereça valor (algo relevante para o público acionado); FOQUE NO ASSUNTO DO EMAIL, que deve ser claro e sucinto, apresentar de alguma forma o conteúdo e, se possível, passar um senso de urgência.

Referências:

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